Aula 2 - Introdução Hardware

sábado, 3 de outubro de 2009

Agora para complementar a aula de software iremos estudar Hardware, pois sem hardware e impossível usarmos o software, pois não poderíamos instalá-lo nem usá-lo.

O que e Hardware?

Como software e toda parte lógica de um computador o hardware e a parte física de um computador ele é o conjunto componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. O software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do
hardware.

exemplos de hardware são as placas, memórias, processador, HD e outras partes que posso não ter citado.

Como o Hardware Funciona?

Para funcionar o computador necessita dos barramentos. Os Barramentos são as conecxões que computador necessita para funcionar por exemplo no conseguiríamos conectar o HD se não tivermos o conector IDE ou SATA mesmo tendo esse dois ainda necessitamos dos cabos para conectar o HD a placa mãe.

Configurando o Hardware.

Mesmo nos conectando os cabos conectando tudo a placa mãe mas se não o configurarmos na bios mas alguns componentes a bios reconhece automaticamente.


Agora estudares um estudo básico sobre a bios pois faz parte do estudo futuramente aprenderemos tudo o que interessa agora somente o básico.

O que e Bios ?

BIOS, em computação
Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O termo é incorretamente conhecido como Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado) ou Built In Operating System (Sistema Operacional Interno).

Para que serve a
Bios?

Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional. Sem a
bios nos não poderíamos configurar alguns componentes do hardware assim o computador poderia não funcionar.

Onde fica a
Bios?

O BIOS é armazenado num chip ROM
(Read-Only Memory) Que significa memória somente leitura. A memória ROM da placa-mãe existem mais dois programas chamados Setup (usado para configurar alguns parâmetros do BIOS), e POST (Power On Self Test) (uma seqüência de testes ao hardware do computador para verificar se o sistema se encontra em estado operacional).

FUNCIONAMENTO

Entre outras funções o papel mais importante do BIOS é o carregamento do sistema operacional. Quando o computador é ligado e o Microprocessador tenta executar sua primeira instrução, ele tem que obtê-la de algum lugar. Não é possível obter essa instrução do sistema operacional, pois esse se localiza no disco rígido, e o microprocessador não pode se comunicar com ele sem que algumas instruções o digam como fazê-lo. É o BIOS o responsável por fornecer essas instruções.

Quando o computador é ligado, o BIOS opera na seguinte seqüência:

1. Verifica as informações armazenadas em uma minúscula memória RAM, que se localiza em um chip fabricado com tecnologia CMOS. A memória CMOS armazena informações relativas à configuração de hardware, que podem ser alteradas de acordo as mudanças do sistema. Essas informações são usadas pelo BIOS modificar ou complementar sua programação padrão, conforme necessário.

2. POST (Power-On Self-Test ou Auto teste de Partida), que são os diagnósticos e testes realizados nos componentes físicos (Disco rígido, processador, etc.) Os problemas são comunicados ao usuário por uma combinação de sons (bipes) numa determinada seqüência e se possível, exibidos na tela. O manual do fabricante permite a identificação do problema descrevendo a mensagem que cada seqüência de sons representa.

3. Ativação de outros BIOS possivelmente presentes em dispositivos instalados no computador (ex. discos SCSI e Placas de vídeo).

4. Descompactação para a Memória Principal. Os dados, armazenados numa forma compactada, são transferidos para a memória, e só aí descompactados. Isso é feito para evitar a perda de tempo na transferência dos dados.

5. Leitura dos dispositivos de armazenamento, cujos detalhes e ordem de inicialização são armazenados na CMOS. Se um sistema operacional instalado no dispositivo, em seu primeiro sector (o Master Boot Record) estão as informações necessárias para o BIOS encontrá-la (este sector não deve exceder 512 bytes).

Existem pequenos trechos de softwares chamados de Manipuladores de Interrupção que atuam como tradutores entre os componentes de hardware e o sistema operacional. Um exemplo dessa tradução é quando é pressionada uma tecla no teclado, o evento associado ao sinal é enviado para o manipulador de interrupção do teclado que é enviado a CPU que trata e envia esse evento para o sistema operacional. Os drivers de dispositivos são outros trechos de software que identificam e atuam como interface entre os componentes básicos de hardware como o teclado, mouse, disco rígido.

O texto em negrito foi retirado do site da Wikipédia somente o texto em negrito.

Aula 1- Introdução Software

Bom estive pesquisando agora o blog disponibilizara algumas aulas sobre informática, programação, software, hardware, etc. Bom tudo que envolva informática estarei pesquisando e fazendo nossas aulas.

Introdução

O que e software?

Software e toda a parte lógica de um computador, por exemplo, um sistema operacional e um software um jogo que seu filho ou você mesmo instala e um software.
o software e conhecido como programas. Você quase não ouve falar "Vou instalar um software no computador", mas quase sempre você ouve "vou instalar um programa no meu computador”
Assim e conhecido o software.

Como são feitos os softwares?

Os softwares são desenvolvidos por empresas as empresas contratam programadores que entendam a linguagem da maquina.

linguagem de maquina e chamada linguagem de programação.

por exemplo, você pode não entender japonês a mesma coisa acontece com a maquina ela não entende a nossa linguagem então foi criado um padrão para que os sistemas operacionais pudessem entender ou executar os programas.

O que e linguagem de Programação?

Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
O conjunto de palavras
(tokens), compostos de acordo com essas regras, constituem o código fonte de um software. Esse código fonte é depois traduzido para código de maquina, que é executado pelo processador.
Uma das principais metas das linguagens de programação é permitir que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina).

Uma linguagem de programação pode ser convertida, ou traduzida, em código de máquina por compilação ou interpretação, que juntas podem ser chamadas de tradução.
fonte do texto em negrito com algumas modificações
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programação